quinta-feira, 7 de maio de 2009

TRÁFICO HUMANO DIFUNDE O HIV NA ÁSIA, ADVERTE ONU

Cerca de 300 mil mulheres e crianças são vítimas do tráfico humano na Ásia durante todo o ano, o que acelera a difusão do vírus HIV, causador da Sida, disse a ONU na quarta-feira.
"O tráfico humano contribui para a difusão do HIV, ao aumentar cada vez mais a vulnerabilidade das vítimas do tráfico à infecção", disse Caitlin Wiesen-Antin, coordenadora regional do HIV/Sida para a Ásia e o Pacífico do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Pnud).

"Tanto o tráfico humano quanto o HIV ameaçam o desenvolvimento e a segurança humanos." Importantes rotas de tráfico humano passam entre o Nepal e a Índia e entre a Tailândia e países vizinhos como Laos, Cambodja e Mianmar. Muitas das vítimas são raparigas que acabam por se prostituir.
"A ligação entre o tráfico humano e o HIV/Sida só foi identificado recentemente", disse Wiesen-Antin ao Congresso Internacional da Sida na Ásia e no Pacífico.
O Unaids, programa da ONU que actua no combate à doença, estima que em 2006 havia 5,4 milhões de portadores do HIV na região do Pacífico Asiático. Isso faz da região a segunda maior do mundo em termos de pessoas com HIV, depois da África subsariana, onde há 25,8 milhões de infectados.
A sede da conferência, o Sri Lanka, tem uma das taxas mais baixas de infecção pelo HIV da Ásia, com um número estimado de 5.000 pessoas, numa população de cerca de 20 milhões de habitantes.
A vizinha Índia, em comparação, tem o terceiro maior total de casos de HIV em números absolutos, depois da África do Sul e da Nigéria, com cerca de 2,5 milhões de pessoas infectadas com HIV.

http://www.portalms.com.br/noticias/Trafico-humano-dissemina-o-HIV-na-Asia-adverte-ONU/Mundo/Geral/5136.html

Sem comentários:

Enviar um comentário