quarta-feira, 24 de junho de 2009

Crise pode agravar tráfico de seres humanos, alerta relatório

Milhões de pessoas em todo o mundo vivem em cativeiro ou escravatura e a crise financeira global está a tornar ainda mais pessoas vulneráveis ao tráfico de seres humanos, seja para a prostituição, seja para o trabalho escravo, diz o relatório anual do Departamento de Estado norte-americano “Tráfico Humano”, hoje divulgado.

O relatório procura avaliar os casos de “escravatura moderna”, como os trabalhos sem justa recompensa pelo esforço e as mulheres forçadas a prostituírem-se.

O tráfico de seres humanos movimenta 50 mil milhões de dólares por ano – contas que incluem, segundo a Reuters, 31 mil milhões de lucros dos traficantes e 20 mil milhões de dólares em salários que poderiam ser ganhos pelas pessoas assim exploradas.

“Este ano, há uma nova urgência neste apelo: é preciso que os governos façam mais para eliminar todas as formas de tráfico de seres humanos”, disse a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, no prefácio do relatório.

O Departamento de Estado criou uma lista negra de 17 países que acusa de não estarem a fazer tudo o que poderiam para travar o tráfico de seres humanos. Neles se incluem o Chade, a Malásia, o Níger, a Mauritânia e o Zimbabwe – países que, por isso, estão em risco de deixarem de ter o auxílio económico dos EUA.

A Organização Internacional do Trabalho conta que existam 12,3 milhões de adultos e crianças forçados a trabalhar sem justa recompensa pelos seus esforços, e 1,4 milhões destas serão vítimas de tráfico sexual.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1386977

Sem comentários:

Enviar um comentário